O aranha acima de tudo, vale lembrar que essa saga mostra sua importância na questão família e conceito real de herói, e mesmo com tudo o que ele passa, financeiramente, questões envolvendo família e códigos com sua honra em risco. Ele mostra ainda sim o que é ser o "homem aranha", com toda a dignidade em extremo que o Peter mesmo com toda essa Guerra, ele consegue deixar "fixo" e claro no final.
Antes de tudo, vamos compreender a importância do cabeça de teia na Hq "Guerra Civil".
Bom, desde o inicio, a obra de Mark Millar e Steve McNiven tinha o proposito de mostrar o cisma da comunidade heroica dos Estados Unidos devido o Ato de Registro de Super-Humanos.
A saga durou sete edições e teve mais de cem tie-ins(merchandising editorial) espalhados por todos os títulos da Marvel na época, inclusive três títulos do Homem-Aranha que saíam naquele tempo.
O contexto do cabeça de teia em Guerra Civil, precisa ser visto por um panorama completo.
Peter Parker era um Vingador titular há pouco tempo, entrou na equipe Novos Vingadores após "A Queda", e estava ganhando um espaço maior entre as grandes sagas da Marvel. Após ter seu apartamento e a casa de sua tia incendiados por Charlie Weiderman, Peter é convidado por Tony Stark a levar sua família para morar na Torre dos Vingadores. É importante ficar atento a relação entre os dois que se estabelece aqui, Peter e Tony ficam próximos, o Aranha começa a ver no Homem de Ferro, mesmo que de forma inconsciente, uma espécie de figura paterna ou até um irmão mais velho. Tanto sentimentalmente, quanto intelectualmente.
Stark ajudou Peter e a sua família durante todo o tempo, garantiu que todos pudessem viver de forma segura tanto dentro quanto fora da Torre. O milionário impediu que um jornalista assediasse Mary Jane e descobrisse o segredo de Peter, deu um novo traje para o Aranha, assumiu uma posição de mentor e, quando Peter “morreu” durante a saga "O Outro", deu a sua palavra que cuidaria para que Tia May e Mary Jane ficassem seguras.
Para Peter, nada é mais importante que a vida das mulheres em que ele ama...
E depois de tudo, é bem dificil não admirar esse tal Peter...
Mas tudo isso foi feito para que o Peter ficasse ao lado do Stark, mesmo que isso fosse diferente das suas formas de agir.
A questão é que a Guerra Civil é mais que uma simples disputa de opiniões, existe todo um balance de vínculos e interesses por trás do Ato de Registro. Guerra civil é praticamente contada pelo ponto de vista do Peter, pois nos dois lados ele andou, de forma digna e bastante forte.
Ao ficar do lado do Homem de Ferro, ele o tinha escolhido pelo motivo de obvio do Stark ter estendido a mão para o mesmo na época, e a lealdade é uma das características do personagem, mas mesmo assim isso fez com que o próprio contrariasse alguns de seus outros modos de pensar e agir...
Ao preferir confiar a vida das pessoas que mais ama a um homem, do que se arriscar por aquilo que acreditava, que em suma é a liberdade de escolha e a responsabilidade perante seus entes queridos.
Só que ao mesmo tempo que Peter se garantia perante a lei e “arriscava” a vida de sua família pelo fato de todos os seus inimigos agora saberem quem ele é, se Peter mudasse de lado ele seria caçado pelo governo e sua família ficaria desprotegida da mesma forma, só que agora sem os muros de Stark para encobrir. Bem interessante isso, certo?
A situação estava ruim de qualquer maneira, como definir quais "poderes trazem grandes responsabilidades", quanto os dois lados o coloca como alvo.
Parker fala sobre o registro em dois momentos em reuniões no congresso, antes de acontecer o acidente com os Novos Guerreiros e da lei ser aprovada.
Repare que o primeiro depoimento é como Peter Parker... :
E aqui, eis como o homem aranha... :
Contudo, imaginem então uma realidade em que perguntariam de qual lado o Peter ficaria, sem o contexto da história e tudo mais...
É obvio que ao lado do Capitão America, pois o amigão da Vizinhança basicamente é o símbolo do herói independente e sempre foi um grande admirador de Steve Rogers. Um dos principais desequilíbrios do Peter quanto à postura sólida de Tony foi quando teve que enfrentar pessoalmente o ídolo de sua infância. Peter e Steve travaram uma bela luta, na qual o Capitão acabou perdendo o seu escudo...
... De forma trágica.
Com tudo...
Tia May e Mary Jane passam a viver como fugitivas, assim como Peter. Depois da aproximação da batalha do Capitão e o Stark, o Capitão perde e o Peter fica fugitivo por um bom tempo...
Compartilhe !
0 comentários:
Postar um comentário